Como é de costume, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais escolhe um filme para representar o Brasil no próximo Oscar. E para a edição de 2024 do prêmio, a instituição escolheu o documentário Retratos Fantasmas, do diretor Kleber Mendonça Filho.
O filme concorre a tão disputada categoria de Melhor Filme Internacional contra produções de diversos outros países. Além de Retratos Fantasmas, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais considerou outras 28 produções, como Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha, Estranho Caminho e Pedágio.
A presidente da Comissão da Seleção informou que a decisão resultou de um debate de três horas. “Foi uma reunião democrática, representativa em uma comissão ampla. A diversidade e qualidade dos filmes nos levou a três horas de debate até chegarmos ao título escolhido”, disse Ilda Santiago.
Lançado no dia 24 de agosto deste ano, o documentário é narrado pelo próprio Kleber Mendonça e revisita o centro do Recife no século XX a partir dos arquivos de memórias das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.
Outros longas-metragens
Kleber já assinou a direção de vários longas-metragens premiados: “O Som Ao Redor”, de 2012, “Aquarius”, de 2016, e “Bacurau”, de 2019.
“Retratos Fantasmas” está em exibição nos cinemas brasileiros.